Normalmente, a principal dúvida entre as pessoas que precisam usar óculos ou fazer a troca deles, é qual armação escolher. Entretanto, o tipo de lente escolhida tem um papel muito importante para que a escolha seja a mais adequada possível.
Podemos dividir os tipos de lente para óculos em dois grupos principais: por foco e por tipo de material.
A seguir, vamos entender melhor sobre esses dois pontos. Acompanhe e saiba o que considerar em sua escolha!
Óculos de grau: foco das lentes
Existem três tipos de foco para óculos de grau, sendo que cada um deles tem finalidades específicas. Veja:
- Monofocal: contam com apenas um campo de visão;
- Bifocal: aqui são dois campos de visão, ou seja, a lente é desenvolvida para pessoas que precisam enxergar bem, tanto de perto quanto de longe;
- Multifocal: a lente multifocal é muito usada quando o assunto é melhorar a visão pra longe, intermediária e para perto, já que conta com os três campos de visão.
- Óculos de grau: tipos de lente por material
Sabendo a finalidade de cada opção, agora acompanhe os tipos de lentes para óculos conforme o material usado:
- plástico de alto índice: muito recomendadas para pessoas que sofrem com astigmatismo, hipermetropia e alta miopia. Uma característica interessante é que as lente feitas com esse material são mais leves e finas;
- vidro crow: o ponto negativo das lentes de vidro é que são mais espessas e pesadas que as opções de plástico. No entanto, o material é o que melhor qualidade ótica oferece, especialmente porque refrata a luz de maneira mais eficiente que o plástico;
- trivex: muito semelhantes as lentes de policarbonato, oferece mais nitidez que essas últimas. Apresentam maior resistência a impactos em comparação com as lentes de vidro e de plástico convencionais. Também são mais finas e leves;
- policarbonato: populares por serem resistentes e leves, as lentes de policarbonato também garantem proteção UV. Essas características as tornam uma escolha quase certa para óculos infantis.
Além dos materiais citados acima existem vários outros no mercado, como o tribrid e o plástico CR-39. Entretanto, na hora de escolher o tipo de lente outros pontos, além do material, precisam ser considerados. A seguir, vamos falar deles.
Considerações importantes
Ao escolher o tipo de lente para os óculos a pessoa também deve considerar como é sua vida, se tem um dia agitado, se pratica esportes, etc.
Por exemplo, quem se movimenta demais pode optar por lentes mais resistentes e que ofereçam proteção contra os riscos causados por possíveis impactos.
Quem trabalha muito com computador ou dirige por longos períodos pode se beneficiar com lentes antirreflexos. Existem até mesmo lentes que tem como foco garantir que os olhos se cansem o mínimo possível em decorrência da exposição a luminosidade de equipamentos eletrônicos, as chamadas vídeo-filter.
Por fim, seja qual for a situação, o oftalmologista precisa ser consultado. Muitas pessoas acabam prejudicando ainda mais a visão ao escolher materiais de má qualidade ou simplesmente por comprar óculos de grau sem saber exatamente qual problema deve ser tratado.
Além disso, é sempre bom lembrar que problemas oculares, quando não tratados corretamente, tendem a piorar com o tempo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!