A paralisia de Bell é uma condição que tem como principal característica a paralisia temporária ou fraqueza dos músculos da face. Como consequência, o rosto da pessoa fica com um lado mais rígido que o outro ou caído.
Além disso, dificuldades para fechar os olhos e sorrir do lado prejudicado são muito comuns. Em boa parte dos casos, os sintomas tendem a desaparecer em poucas semanas.
A seguir, você vai saber mais sobre essa condição. Acompanhe!
Quais sãos complicações dessa condição?
Como apontamos, a paralisia de Bell tende a se resolver com o passar do tempo sem provocar complicações para a vida da pessoa. Porém, é preciso ter atenção ao olho do lado afetado, isso para evitar que ele fique muito ressecado durante o uso do computador no trabalho ou ainda, à noite.
Usar pomadas e colírios no decorrer do dia e na hora de dormir pode ajudar a proteger a córnea de possíveis lesões e arranhões.
O que causa o problema?
Nem sempre é possível saber o que deu origem a paralisia. Entretanto, há casos em que ela surge devido a uma infecção que levou ao inchaço do nervo. Também pode ser causada por vírus, como aqueles responsáveis pela herpes e gripe.
Quando se preocupar?
Essa condição costuma apresentar melhoras dentro de 2 semanas. Porém, para que não reste nenhum resquício pode ser preciso aguardar um período entre 2 e 6 meses.
Já a busca por ajuda especializada deve ocorrer quando não é verificada nenhuma melhora nos sintomas, ou caso estejam apresentando algum tipo de piora,
Quais cuidados ter no dia a dia?
Se a pessoa tiver muita dificuldade para comer, ela deve tomar cuidado para mastigar bem os alimentos e fazer as coisas mais lentamente. Optar por alimentos macios também ajuda.
A paralisia de Bell pode fazer com que a pessoa tenha pouca ou nenhuma sensibilidade na boca, com isso, é fácil que os alimentos se acumulem e ela nem perceba. Sendo assim, é preciso ter muita atenção na escovação e no uso de fio dental.
O indivíduo também pode contribuir no seu processo de recuperação: à medida em que o nervo começa a voltar ao normal, ele pode contrair e relaxar a musculatura do rosto para auxiliar no fortalecimento dos nervos.
Dicas para quem foi diagnosticado com a paralisia de Bell
As dicas abaixo são muito úteis no dia a dia da pessoa que tem essa condição, seja para ajudar a deixar as coisas mais fáceis ou para proteger a saúde dos olhos:
- evitar mascar chiclete;
- não tomar líquidos por canudos;
- dar tempo ao nervo para que ele descanse — acupuntura, massagem, exercícios faciais ou outras ações que possam sobrecarregar a musculatura do rosto devem ser evitadas;
- usar óculos para proteger os olhos de sujeira e da luz;
- durante a noite, pode ser interessante colocar uma fita no olho, para evitar que detritos e sujeira entrem e danifiquem a córnea;
- ter cuidado com o tempo frio, pois ele agrava a situação do olho seco.
A paralisia de Bell é uma condição que pode ocorrer em qualquer idade. Por fim, não deve gerar muitas preocupações, desde que as orientações médicas sejam seguidas!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!