Como proteger os olhos contra o coronavírus?

Com a pandemia da Covid-19, surgiram inúmeras recomendações para higiene e distanciamento social. Porém, existem também algumas práticas que podem nos ajudar a proteger os olhos contra o coronavírus.

Neste post, iremos tratar sobre as principais medidas de proteção que você pode tomar para evitar o contágio por esse vírus.

Como o novo coronavírus pode afetar os meus olhos?
Embora a cada dia aprenda-se mais sobre o novo coronavírus, já se sabe que ele pode se espalhar tanto pelo nariz quanto pelos olhos ou pela boca. Isso porque ao espirrar, tossir ou falar, as partículas do vírus podem ser levadas para outras partes do rosto.

Da mesma forma, também podemos ser infectados ao tocar em superfícies contaminadas e depois levar as mãos aos olhos. Com isso, além da Covid-19, é possível que o paciente desenvolva uma infecção ocular, como a conjuntivite.

Diante desse cenário, é de extrema importância manter as mãos limpas e higienizadas. No entanto, nem sempre esse cuidado é suficiente para evitar o contágio. Então, considere outras medidas de proteção.

Conheça algumas medidas para manter os olhos protegidos
Uma das principais formas de desacelerar a propagação do vírus é adotando medidas de precaução ao contágio. Assim, é possível reduzir consideravelmente as possibilidades de ser infectado. Então, conheça algumas formas de manter os seus olhos protegidos:

Substitua as lentes de contato por óculos de grau
Por mais que você já esteja adaptado às lentes de contato e a utilização de óculos de grau não seja uma experiência confortável, nesse momento de pandemia a substituição das lentes é uma ação necessária.

Ainda, ao utilizar as lentes de contato, as pessoas acabam tocando os olhos com mais frequência, mesmo que apenas para colocar e retirá-las. Por isso, recomenda-se a utilização dos óculos de grau, pois, além de diminuírem a irritação, você também reduz o número de vezes que toca nos olhos.

Estoque medicamentos oftalmológicos
A estocagem de medicamentos não é uma obrigação, mas sim uma recomendação em períodos de surtos de doenças. Como as pessoas tendem a procurar mais por esses fármacos, eles costumam sumir das prateleiras.

Então, converse com seu oftalmologista e peça a orientação dele sobre a necessidade de estocar algum medicamento oftalmológico. Se você sofre com alguma doença ocular, como o glaucoma, não espere o seu remédio acabar para ir até à farmácia.

Evite esfregar os olhos
Tocar nos olhos é uma ação quase involuntária e, por isso, acaba sendo um hábito difícil de abandonar. Porém, uma das principais recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus é evitar esfregar os olhos.

No entanto, se há alguma irritação nos olhos e você precisa tocar neles, utilize um lenço de papel. Caso precise encostar nos olhos por algum outro motivo, lave as mãos com água e sabão antes e depois.

Utilize óculos de sol
Outro benefícios dos óculos, sejam eles de sol ou de grau, é a camada de proteção extra que oferecem contra gotículas respiratórias infectadas. Por isso, considere o uso desse acessório sempre que possível.

No entanto, eles não são 100% seguros, pois, o vírus pode chegar aos olhos ao passar pelos espaços que existem entre os óculos e o rosto. Se você tem o contato constante com pacientes infectados, utilize os óculos de segurança que fazem parte dos EPIs.

Então, após a leitura deste post, você já sabe como proteger os seus olhos do contágio pelo novo coronavírus. Portanto, ao seguir essas e outras recomendações de higiene, você reduz as chances de ser contaminado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Dra Erika Uchida

Médica Oculoplasta

Arte, beleza, bem-estar… vejo arte em cada cirurgia que faço.
E o briho nos olhos dos meus pacientes é a minha maior inspiração!

Erika Uchida

Recentes