Como nossos olhos são afetados pela COVID-19

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.
A inalação do vírus é o método mais comum de contágio, mas sabia que o coronavírus pode também ser contraído através dos olhos? Todos os dias aprendemos um pouco mais sobre esta doença e o que podemos fazer para nos mantermos, e mantermos outros, em segurança.
A Covid-19 pode causar sintomas oculares?
Embora incomum, a conjuntivite parece ser um dos possíveis sintomas da Covid-19. A conjuntivite pode causar irritação, vermelhidão e comichão nos olhos, feridas e escamação com crostas na pele em redor dos olhos.
Dos quase 56.000 casos confirmados na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reporta a conjuntivite como um sintoma presente em 0,8% dos pacientes com Covid-19. No entanto, a conjuntivite pode também ocorrer juntamente com condições mais comuns como constipações ou gripe, por isso é importante não assumir o coronavírus como culpado.
O coronavírus pode ser contraído através dos olhos?
Embora não seja um método comum de infeção, acredita-se que o coronavírus pode entrar através dos olhos. Isto pode acontecer de duas maneiras. Gotas líquidas presentes no ar podem transferir o vírus através dos olhos. Estas partículas respiratórias são expelidas forçosamente quando uma pessoa infetada tosse ou espirra.
Isto acontece mais frequentemente quando duas pessoas estão a uma distância de 1 metro ou menos, de acordo com a OMS. A utilização de óculos de óptica ou de sol pode criar uma barreira contra a entrada do vírus vindo de um angulo direto, afirmam alguns oftalmologistas. A forma mais comum de propagação do vírus é através da inspiração dessas gotículas pelo nariz ou boca.
O vírus pode também entrar nos olhos através do contato físico, geralmente através das mãos. Tocar num objeto contaminado pode transferir o vírus para as suas mãos, que é de seguida transferido para os seus olhos, nariz e boca após tocar na sua cara. Isto destaca a importância de lavar vigorosamente as mãos e mantê-las longe da sua cara.

Dra Erika Uchida

Médica Oculoplasta

Arte, beleza, bem-estar… vejo arte em cada cirurgia que faço.
E o briho nos olhos dos meus pacientes é a minha maior inspiração!

Erika Uchida

Recentes