Os prejuízos causados pelo uso do cigarro já são conhecidos pela população em razão das contínuas campanhas promovidas pelo governo e entidades de saúde. Porém, poucas pessoas conhecem a forte relação que existe entre o tabagismo e a saúde dos olhos.
Você sabe quais as consequências do fumo para a sua visão? Então, recomendamos a leitura deste post, pois, explicaremos tudo sobre o assunto.
Qual a relação entre tabagismo e a saúde dos olhos?
O tabagismo é a principal doença responsável pela causa de morte evitável em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, quando não leva o paciente à óbito, pode trazer grandes prejuízos para a saúde dos seus olhos.
Ainda, o hábito de fumar é um fator de risco para diversas doenças oculares, tais como, oftalmopatia de Graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade. Em alguns casos, pode levar até a cegueira irreversível.
Ademais, até os fumantes passivos, ou seja, aqueles que estão em constante contato com a fumaça do cigarro, mas que não são fumantes, podem vir a ter algum prejuízo a sua saúde ocular. Por isso, é importante conhecer mais sobre as consequências do tabagismo para nossa visão. Então, saiba mais sobre elas:
Alergias oculares
A fumaça do tabaco é o principal poluidor de ambientes fechados no mundo. Isso porque existem mais de 4 mil substâncias tóxicas em sua composição, tais como, benzeno, benzopireno, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, acroleína, estireno e fenol.
Ainda, a depender do tipo de derivado de tabaco utilizado, podem estar presentes metais como níquel, cádmio e o arsênico de ferro. Todas essas substâncias são extremamente prejudiciais ao organismo, provocando as seguintes alterações na superfície ocular:
- diminuição do tempo em que a lágrima permanece íntegra ao olho;
- mudanças na camada lipídica do filme lacrimal;
- redução na produção basal de lágrima;
- diminuição da sensibilidade da córnea e da conjuntiva;
- baixa concentração de fluido lacrimal;
- desenvolvimento de tecido adiposo na conjuntiva.
Ademais, como a fumaça do cigarro é nociva aos olhos, é comum que fumantes sintam coceira, vermelhidão, irritação nos olhos, sensação de corpo estranho e até desenvolvam a síndrome dos olhos secos.
Aumenta o risco de catarata
A catarata é uma doença causada pela opacificação do cristalino, uma estrutura ocular que funciona como uma lente para os olhos. Com a inalação das substâncias presentes no cigarro, o metabolismo dessa estrutura é alterado, acelerando a opacificação.
Assim, o fumante desenvolve a catarata de forma precoce, antes de chegar a idade em que a doença costuma surgir. Mesmo após deixar de usar o cigarro, o indivíduo continua mais propenso a ser acometido pelo problema.
Mais suscetível à DMRI
Ao inalar a fumaça do cigarro, as substâncias nocivas tendem a entrar na corrente sanguínea do fumante, pois, não são metabolizadas pelo organismo. Com isso, elas são transportadas a diferentes partes do corpo, inclusive os olhos.
Ainda, a retina é uma estrutura ocular que necessita de uma constante irrigação sanguínea. Porém, quando os elementos tóxicos estão presentes, ela pode ter o seu funcionamento interrompido, causando a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Maiores chances de desenvolver um glaucoma
O tabagismo também contribui para o desenvolvimento do glaucoma, a principal doença responsável pela cegueira. Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos, aumentando a pressão intraocular e causando o glaucoma.
Mudanças na percepção de cores
Segundo estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba, o tabaco é capaz de provocar alterações na visão dos fumantes, principalmente na percepção das cores verde, azul, vermelho e amarelo.
Ainda, essa condição é percebida, principalmente, em indivíduos que consomem, pelo menos, 20 cigarros por dia. A mesma pesquisa também aponta que fumantes têm uma dificuldade maior para discernir contrastes.
Então, como você pode perceber, há uma forte relação entre tabagismo e a saúde dos olhos. Por isso, se você faz uso de produtos derivados do tabaco, repense esse hábito e avalie os benefícios e prejuízos que ele pode trazer para a sua saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!